Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O melhor exercício para a mente...

Muitos estão iludidos com a idéia de que informação é aprendizado.

Informação não é aprendizado, nem nunca foi. Muito menos sabedoria. Não é o bom senso e não diferencia certo de errado.

Saber qual a área do estado de São Paulo em Km quadrados, ou quantas copas do mundo a Alemanha participou, ou a capacidade de processamento de computador pode ser útil ou valioso, mas não é aprendizado.

Se informação fosse aprendizado, você se tornaria inteligente memorizando a Barsa (última publicação, se é que ainda existe). Se você memorizasse a Barsa, não seria inteligente... você seria, no mínimo, esquisito.

Minha mensagem é para exaltar a maior e melhor de todas as vias de acesso à aprendizagem, à sabedoria, à diversão, à aventura, ao prazer, ao discernimento, ao entendimento da natureza humana, ao entendimento de nós mesmos e ao nosso mundo e nosso lugar nele: LIVROS!!

Não importa se é best-seller ou best-writer, importa é que você leia. Ler um livro é ter um tempo com você e você mesmo: é ler e se identificar com a personagem do romance; é ler e sentir-se na pele do autor; é ler e perceber que sua vida está a um passo de mudar para sempre.

Tenho uma paixão por ler e reler minha vida como se fosse um dos meus livros. É como um livro aberto onde eu escrevo cada página, seja ela rasurada, marcada, virada ou rasgada, escrita a lápis ou caneta... Todo livro me presenteia com a noção de onde estou, de onde vim e para onde vou. Não há orkut, twitter, facebook ou qualquer outra coisa que forneça a alegria imensa pelo tempo gasto com um bom livro...

É isso ai...
Assim como diria um velho professor...

"Essa é a idéia!" (Só quem sabe quem é esse professor vai entender!!)




OBS: primeiro texto que escrevo... não fiz questão de reler senão eu ia apagar...

Um comentário:

  1. Aí cara!!! Ótimo exercício... o texto ficou bom pra caramba e espero que meu incentivo tenha sido levado em conta! hahaha

    A idéia passada é fantástica, sempre me pego pensando que as pessoas deveriam ler mais... nem que fosse uma coluna de jornal (não o Metro) ao dia.

    Muito bom... Abração!

    PS.: que professor é esse?

    ResponderExcluir